Guia completo sobre: Plantas dentro de casa


O seu espaço pode até ser pequeno para algumas espécies de plantas, mas nem por isso você deve ficar sem beleza e encanto que elas trazem o ambiente. Com os cuidados certos, as plantas cultivadas dentro de casa crescem saudáveis e bonitas e têm grande durabilidade. Mas para que isso aconteça, é necessário tomar alguns cuidados básicos. Confira abaixo dicas de como cuidar bem das suas plantas dentro de casa:

Plantas dentro de casa - ESPÉCIES

Para saber quais espécies são as mais indicadas para você cultivar dentro de casa, acesse:

Plantas para ter dentro de casa - parte 1
Plantas para ter dentro de casa - parte 2


Plantas dentro de casa - LOCAL

Observe se a área que você escolheu fica próxima às janelas ou portas para certificar-se de que suas plantas obtenham bastante luz.

Sacada

É o local ideal as plantas mais resistentes ao vento, que acaba ressecando suas folhas. 

Banheiro

Se tiver pouco de claridade, é o ambiente para as violetas, que gostam de umidade. Mas importante é nunca deixar a planta muito próximo do chuveiro por causa do vapor quente.

Sala

Para deixar o ambiente verde e florido, você pode optar por espécies mais resistentes, como orquídeas que são plantas que se adaptam bem à locais fechados e com ar condicionado.

Cozinha

Cozinha sempre lembra: horta. Para ter sua própria horta com temperos na cozinha, o ideal é ter no mínimo quatro horas de sol direto por dia. 

Plantas dentro de casa - VASOS

Escolha um vaso bonito e decorativo que combine com o mobiliário da sua casa e possa realçar a beleza do ambiente. Mude a posição do vaso de vez em quando para que todas as partes da planta obtenham alguma luz. O tamanho e formato do vaso que você irá escolher também deve ser levado em conta. É preciso prestar atenção se o vaso escolhido para sua planta não é “apertado” para que ela possa crescer bem. Os vasos de barro são mais porosos e assim ajudam a arejar as raízes. Para samambaias, o vaso ideal é o feito com fibra de coco. Na sacada, onde sempre é bastante ventilado você pode utilizar vaso de plástico, pois ajuda a reter a água.

Plantas dentro de casa - SUBSTRATO

Para ter um vaso bem drenado e bom para o cultivo de grande parte das espécies de plantas, misture duas partes de areia para uma parte de terra. E evite deixar a terra encharcada, porque a umidade excessiva pode apodrecer as raízes. Use a terra vegetal, pois ela já foi processada e está livre de fungos, bactérias e ervas daninhas. O produto pode ser encontrado em supermercados, floriculturas ou Gardens.

Plantas dentro de casa - ADUBOS

O uso de adubo é ótimo para ajudar no fortalecimento e crescimento das plantas. Mas nunca use em excesso, pois pode até matar sua planta. Verifique sempre a quantidade descrita nas embalagens dos produtos. Geralmente usa-se a cada três meses uma pequena quantidade.

Plantas dentro de casa - REGAS

A quantidade de regas nunca é uma regra pois sempre varia de acordo com a espécie,  época do ano e o local em que a planta está sendo cultivada. Uma boa maneira de descobrir se a planta está precisando de água é afundar um pouco o seu dedo ou um palito na terra. Se ainda estiver úmida, espere um pouco mais para regar.   Ao regar a planta verifique se está saindo um pouco de água do fundo do vaso. Use o regador pois ele distribui melhor a quantidade de água na superfície maior de solo.

Melhor horário para regar

As plantas geralmente aproveitam-se da água até as 14 horas.  Por isso, independente se ela toma sol diretamente, o ideal é regar durante a parte da manhã. Nunca regar a planta no período em que o sol está no auge. No frio ou quando o tempo estiver mais úmido, regue menos suas plantas, pois, em razão da menor quantidade de calor, as plantas não absorvem tanto a água e a terra fica molhada durante mais tempo.

Plantas dentro de casa - CUIDADOS

Passe um pano úmido nas folhas para retirar pó e ácaros, assim elas ficarão mais bonitas e brilhantes. Retire folhas secas ou ramos mortos ou doentes periodicamente, esse procedimento ajudar a manter a boa saúde da planta. Sempre que tirar uma folha ou um galho seco, passe um pouco de canela em pó no local do corte pois a canela é um cicatrizante natural e impede a entrada de fungos. Cuidado com as pragas de plantas, observe sempre e faça o controle quando necessário. Para evitar a proliferação do mosquito da dengue basta colocar areia nos pratos e não cultivar plantas na água.

Plantas dentro de casa - BENEFÍCIOS

As plantas purificam o ar além de embelezar o ambiente em que estão. O verde é uma cor relaxante e pacífica nos lembra da energia e vitalidade da natureza. Existem algumas plantas que absorvem substâncias tóxicas do ar com muita facilidade. Uma casa que tem plantas é acolhedora, alegre e conectada com a natureza, exatamente o que a gente mais precisa nos dias de hoje. Plantas dentro de casa são uma ótima maneira de sentir-se mais perto da natureza e melhorar a qualidade do ar que você respira.

Plantas dentro de casa - VIAGENS

O erro mais comum é deixar as plantas  que você cuida dentro de casa no quintal ou na varanda quando você vai sair para uma viagem. Isso nem sempre dá certo, já que as plantas do interior da casa estão acostumadas com seu ambiente interno e na maioria vezes sem a exposição direta ao vento e sol. As plantas mais sensíveis podem sofrer com mudanças de lugar e as folhas começarem a ficar amareladas ou ressecadas. No caso de viagem ou ausência por um grande tempo, o melhor a fazer é tentar manter as  mesmas condições em que elas estão acostumadas e pedir para alguém regá-las.

Plantas dentro de casa -  FOTOSSÍNTESE

Algumas pessoas argumentam que ter as plantas dentro de casa pode ser prejudicial à sua saúde, com base no quesito respiração. Durante o dia, as plantas absorvem o dióxido de carbono, liberando oxigênio no ar e durante a noite acontece o processo de fotossíntese. A energia obtida a partir da respiração é utilizada para alimentar a planta. Como a fotossíntese não pode ocorrer devido à falta de luz solar, o processo é invertido e plantas exalam dióxido de carbono e absorvem oxigênio.

Dizem que as plantas estão competindo para o oxigênio da casa, aumentam a quantidade de dióxido de carbono, não sendo saudável para mantê-las em seu quarto durante a noite. No entanto, as quantidades de dióxido de carbono que as plantas exalam são mínimas e dificilmente afetariam o equilíbrio do ar da sua casa. Afinal de contas, quantos de nós também dormem com um parceiro ou animal de estimação que também concorrem para obter o mesmo oxigênio que nós?


Plantas dentro de casa - PERIGOS


Existem também plantas venenosas e tóxicas que podem fazer  muito mal, principalmente para crianças pequenas e animais de estimação que não sabem dos perigos que elas possuem. Por isso pesquise antes de adicionar qualquer planta dentro da sua casa.

Algumas plantas têm substâncias químicas em suas folhas e caules que podem causar problemas sérios de saúde. Tenha certeza de manter plantas fora do alcance de bebês e animais de estimação e sempre lave as mãos após o manuseio de suas plantinhas. Cuidado para não exagerar pois alergias podem ser também um problema sério devido ao odor muito forte ou a liberação de algum tipo de pólen que acaba prejudicando a respiração de pessoas sensíveis.


Plantas dentro de casa - MITOS

A ideia de que plantas dentro do quarto são prejudiciais começou há muito tempo onde alguns hospitais removiam as plantas das enfermarias à noite. As pessoas achavam que era devido às plantas exalarem CO2 no ar fazerem mal aos pacientes. Mas isso é mito! Na verdade, elas eram retiradas para impedir que as pessoas esbarrassem e derrubassem elas no escuro, causando acidentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por ler o blog Trokinhas e se dispor a comentar em nossos posts. Seja muito bem vindo(a)! Fique à vontade para interagir.

Espaço para comentários referentes ao assunto abordado nessa postagem. Os comentários são de responsabilidade do autor e não representam necessariamente a opinião do Blog Trokinhas.