o que significa PANC?


O que significa a sigla PANC?

PANC é uma sigla para PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS, termo criado pelos pesquisadores Valdely Kinupp e Harri Lorenzi, que catalogaram parte delas no livro Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil (editora Plantarum).

Leia também: Quais são as PANCs mais comuns?

Sobre o livro "Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc)" 


O livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) – Guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas” de Valdely Kinupp e Harri Lorenzi foi lançado em 2014 no Brasil. A publicação trouxe à tona a utilização de diversas plantas plantas.

Nesse livro estão catalogadas 351 espécies consumidas em alguma região do país e do mundo, com imagens para ajudar na identificação, além de informações e receitas. A obra é considerada o melhor manual para um grande número de adeptos da alimentação saudável e orgânica.

O que são PANCs ?


Com certeza você já passou por alguma e nem se deu conta. As plantas alimentícias não convencionais (pancs) estão espalhadas por toda a parte e deveriam estar em seu prato também. As PANCs são plantas que a maioria de nós não comemos por falta de costume ou de conhecimento.

Nativas ou exóticas, a maioria são denominadas "mato", "ervas daninhas" e "invasoras" por brotarem espontaneamente entre as outras plantas que você cultiva. Devido a isso, milhares de espécies de alto valor nutritivo são negligenciadas por grande parte do mundo. As PANCs se referem a partes das plantas (frutos, folhas, sementes, flores, rizomas, etc) que podem ser consumidas pelo homem, cruas ou após algum preparo culinário. 

Benefícios das PANCs

Além de muito ricas em nutrientes, as PANCs não precisam de muitos cuidados em seu plantio, como ocorrem com as que consumimos com frequência. Além de enriquecer a alimentação tornando-a mais nutritiva e saudável com alimentos livres de agrotóxicos, as PANCs podem ajudar a controlar os problemas de fome pelo mundo, visto que 1/3 dos alimentos produzidos em todo o planeta são descartados no lixo. 

O que pode ser considerado PANC ?


PANC é qualquer planta comestível que não é comum, seja ela silvestre (da mata) ou espontânea (que surge em meio à outras plantas do jardim ou da horta ). 

Como identificar as PANCs ?

Não existe uma regra geral. Existem plantas peludas e fedidas que são comestíveis, porém outras já não são. Tudo foi chamado de "mato" um dia até que alguém descobrisse que era comestível. No livro citado acima é ensinado como reconhecer, preparar e cozinhar. O livro possui receitas simples e fáceis de fazer.

IMPORTANTE: 

Se você estiver em dúvida se a planta é ou não comestível: não consuma! Só prove se tiver absoluta certeza de que está ingerindo a planta correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por ler o blog Trokinhas e se dispor a comentar em nossos posts. Seja muito bem vindo(a)! Fique à vontade para interagir.

Espaço para comentários referentes ao assunto abordado nessa postagem. Os comentários são de responsabilidade do autor e não representam necessariamente a opinião do Blog Trokinhas.