Receita de adubo orgânico: cinzas de madeira

Receita de adubo orgânico: cinzas de madeira

As cinzas de madeira são uma ótima fonte de potássio (K) e ainda possuem muitos dos nutrientes essenciais que as plantas precisam para o seu desenvolvimento. As cinzas de madeira tornam o solo mais alcalino e arejado, então evite usá-las em plantas que prefiram solos mais argilosos. Você pode pegar suas cinzas de madeira em lareiras e fogueiras, basta verificar se outros materiais não foram queimados junto. Além disso as cinzas aumentam a resistência das plantas e também combatem algumas pragas.

Receita de adubo orgânico de cinzas de madeira

Modo de preparo:

Basta colocar uma fina camada sobre o solo que a chuva se encarrega de distribuí-la.

ou

misturar as cinzas, cerca de um quarto de uma xícara  com um litro de água e borrifar na horta uma vez por mês

Importante:
  • Somente utilizar cinzas de madeira natural como troncos e galhos. 
  • Nunca utilizar cinzas de churrasqueiras pois contém gordura e sal e podem matar suas plantas mais sensíveis.
  • Nunca utilizar cinzas de madeira compensada ou fórmicas pois contém muita cola e outros produtos químicos que são nocivos.

Saiba mais sobre outros adubos orgânicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por ler o blog Trokinhas e se dispor a comentar em nossos posts. Seja muito bem vindo(a)! Fique à vontade para interagir. Se você gostou do post, compartilhe em suas redes sociais!

Espaço para comentários referentes ao assunto abordado nessa postagem. Os comentários são de responsabilidade do autor e não representam necessariamente a opinião do Blog Trokinhas.