Receita de adubo orgânico: estercos


O estrume de galinha é um dos fertilizantes naturais mais benéfico que existe. Se cria galinhas ou conhece alguém que tem, aproveite o seu estrume rico em nutrientes para adubar a terra da sua horta ou jardim. Porém cuidado pois o o estrume de galinha fresco tem quantidades tão elevadas de nitrogênio que podem chegar a queimar as plantas.

O estrume de gado, conhecido como esterco é outro excelente adubo orgânico. Existem duas formas de utilizá-lo: seco ou o líquido:

Adubo orgânico com Esterco Seco

Deixe o esterco secar ao sol por vários dias por pelo menos uma semana. 
Ele pode ser espalhado sobre uma lona em seu quintal 
Não coloque em pilhas para que não demore demais para secar
Colete o esterco já totalmente seco 
Corte em pequenos pedaços e passe-os por uma peneira média 
A parte fina peneirada pode ser aplicada diretamente no solo ao redor das plantas

Adubo orgânico com esterco líquido

10 quilos de esterco de gado (de preferência fresco);
03 quilos de esterco de galinha;
1/2 quilo de açúcar (de preferência mascavo)
Água

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes em um recipiente de plástico com capacidade de vinte litros. Complete com água, deixando um de dez cm. Deixe curtir por cinco dias.

Modo de usar:

Coloque 1 litro de biofertilizante natural em 20 (vinte) litros de água, coe e pulverize.  A mistura tem uma validade de 30 a 40 dias.

IMPORTANTE – Nunca utilize fezes de animais domésticos como cães e gatos. Essas fezes não são adubo. Podem contaminar e matar as plantas onde foram excretadas .

Saiba mais sobre outros adubos orgânicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por ler o blog Trokinhas e se dispor a comentar em nossos posts. Seja muito bem vindo(a)! Fique à vontade para interagir.

Espaço para comentários referentes ao assunto abordado nessa postagem. Os comentários são de responsabilidade do autor e não representam necessariamente a opinião do Blog Trokinhas.