Lista: 17 alimentos que o seu gato não pode comer



1- CHOCOLATE


Assim como acontece com os cães, o chocolate pode ser fatal para os gatos porque contém teobromina, um agente tóxico para cães e gatos. Ao ingerir chocolate, o gato pode ficar com o ritmo cardíaco alterado, tremores, convulsões e pode ser letal.

2- CAFÉ

O café estimula o sistema nervoso central dos gatos. Para os gatos, a cafeína funciona como um diurético e causa a desidratação. Os sintomas de intoxicação da cafeína incluem agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares e até convulsões.

3- LEITE

Gatos filhotes de até 45 dias de vida toleram bem o leite de vaca. Porém, depois disso, o leite pode ser bastante prejudicial para os gatos, pois a lactase, enzima que digere a lactose do leite, se torna inativa, o que pode causar diarreia e vômito. Além disso, por ser rico em cálcio, o leite também pode contribuir para a formação de pedras nos rins. Já o iogurte não ameaça a saúde do felino. As bactérias probióticas são benéficas ao intestino do animal. "Mas o iogurte deve ser dado ao gato apenas como um agrado, e não fazer parte da dieta habitual dele".

4- ÁLCOOL

Não dê ao seu gato bebidas como cerveja, licor, vinho, whisky, entre outros. Estes produtos têm um efeito parecidos ao dos seres humanos no cérebro e fígado destes animais, mas agravado, porque destroem muito mais rapidamente os seus órgãos. Os efeitos secundários são: vômitos, diarreia, falta de coordenação, tremores e convulsões. Em quantidade elevada causa a morte.

5- OSSOS

Muito cuidado com ossos, eles são perigosos! Ao roer ossos, gatos podem sofrer lesões nas mucosas do trato gastrintestinal e perfurações. O osso é um alimento mineral que eleva a concentração de sais minerais, como o cálcio na urina. 

6- ALHO E CEBOLA

Crus ou no tempero da comida, nunca dê alho e cebola para o seu gato, pois são altamente tóxicos! A cebola contêm sulfóxidos e dissulfetos que podem destruir os glóbulos vermelhos e causar problemas de sangue, incluindo anemia. Já o alho pode ser ainda mais perigoso, porque as toxinas são mais concentradas que a cebola.

7- OVO CRU

Os gatos podem ter uma intoxicação alimentar séria causada por bactérias. Além disso, a proteína de ovo cru, chamada avidina, neutraliza a biotina (vitamina B7), podendo causar problemas à saúde do seu gato.

8- UVA

A uva é considerada uma fruta perigosíssima para os gatos e se ingerida em grandes quantidades, ela pode causar lesão renal aguda nos felinos. As uvas e as passas provocam falhas nos rins. Até pequenas doses destes alimentos deixam os gatos doentes. Esteja atento a sinais como vômito e hiperatividade. 

9- PÃO E MASSAS

Se a massa for ingerida crua, a fermentação ocorre no estômago do gato, causando dores abdominais, inchaço, convulsões e até estados de coma ou a ruptura do estômago/intestinos.O fermento utilizado para fazer a massa crescer, produz álcool e pode levar a um envenenamento por álcool. Além disso, oferecer pão ao seu gato pode deixá-lo acima do peso não é nada saudável!

10- TOMATE

Você sabia que os tomates podem ser tóxicos para os gatos? Contendo solanina – um glicoalcalcalóide tóxico que mesmo ingerido em pequenas quantidades, pode ser letal para um gato. Devem estar atentos aos principais sinais de alerta: vômitos, diarreia, comportamento desorientado e paralisia.

11- ABACATE
O abacate contém a toxina “persin”, que afeta negativamente o sistema digestivo e o músculo cardíaco dos gatos. O que pode causar sintomas como letargia, dificuldades respiratórias, diarreia e vômitos.

12- GORDURA

Dar ao seu gato a gordura retirada da carne não é uma boa ideia. A gordura animal é altamente calórica e por isso favorece a obesidade além de provocar vômito e diarreia. A gordura em excesso, leva à pancreatite, um distúrbio gastrointestinal.

13- PLANTAS E FLORES

Muito gatos gostam de comer plantas e flores, nesse caso é preciso tomar MUITO cuidado, pois algumas são altamente tóxicas e podem matar mesmo em pouca quantidade veja aqui uma lista com: 109 plantas venenosas para cães e gatos

14- RAÇÃO DE CACHORRO 

Quem tem cachorro e gato em casa sabe que eles podem se interessar um pela ração do outro, mas isso com certeza causará deficiências nutricionais, já que ambos precisam de nutrientes e vitaminas diferentes. 

15- FRUTAS CÍTRICAS

Frutas cítricas como laranja e limão não são boas opções para os gatos devido à sua acidez. 

16- ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO 

Deve ser evitado os alimentos com sais minerais, como o cálcio, além de alimentos com ossos e leite. O leite é indicado apenas para os filhotes com até 45 dias de vida, mas deve ser próprio para gatos.

17- COMIDA DE GENTE

Muitos acreditam que os gatos não podem comer comida de seres humanos, isso em parte é verdade. Alguns alimentos podem fazer mal para o seu gato por conterem muitas vezes sal, cebola e alguns temperos que podem ser tóxicos para o seu animal.

Veja também: 20 alimentos que cachorro não pode comer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por ler o blog Trokinhas e se dispor a comentar em nossos posts. Seja muito bem vindo(a)! Fique à vontade para interagir. Se você gostou do post, compartilhe em suas redes sociais!

Espaço para comentários referentes ao assunto abordado nessa postagem. Os comentários são de responsabilidade do autor e não representam necessariamente a opinião do Blog Trokinhas.